Quem tem medo de uma Estação de Tratamento de Esgotos?

12/04/2010 16:21

Quem tem medo de uma ETE? (Fonte: Revista DAE).

 

A grande dose de desinformação que cerca a questão da implantação de sistemas de tratamento de esgotos nas cidades é um dos ingredientes responsáveis pelo rechaço que tem acontecido com frequência no Brasil. Para implantar redes as ruas precisam ser reabertas e todo o mun do reclama das interrupções e buracos. Quando o sistema está pronto é preciso fazer a ligação das casas às redes coletoras e niguém quer quebras calçadas e pátios e ainda pagar pelo serviço de esgotamento sanitário. Ao começar a funcionar a ETE pode exalar odores e logo os vizinhos reclamam.

No entanto o panorama pode ser muito diferente se houver desde o início a boa vontade, a perseverança, competência e criatividade dos funcionários dos serviços de saneamento. O exemplo da cidade de Jales (SP) e a dedicação de seu gerente de Divisão, Antonio Grela Filho, mostram que tudo começa com a parceira com a comunidade.

A soma de uma grande iniciativa com a vontade de tornar a infraestrutura de saneamento da cidade mais próxima da comunidade foram os ingredientes aproveitados na cidade de Jales (SP). O resultado não poderia ser mais gratificante e eficiente em termos de educação ambiental.

O gerente da Divisão de Jales da Sabesp, Antonio Grela Filho está pondo em prática a idéia de plantar uma árvore para cada bebê nascido na cidade em uma área de reflorestamento ao lado da estação de tratamento de esgoto. Depois de uma experiência exitosa posta em prática em 2009, em parceria com a Santa Casa de Jales, a ação se tornou permanente.

 No mês de março 35 funcionários (as) com filhos (as) da Santa Casa de Jales deram prosseguimento ao Programa: Nasce uma Criança, Plante uma Árvore

 


Hoje a ETE da cidade é uma referência e um local agradável onde crianças e adultos plantam árvores para cada bebê que nasce, aprendem a valorizar a iniciativa e até usam o espaço para recreação.

Uma idéia que merece ser replicada país afora!

Óleo de fritura

Outra iniciativa da Sabesp de Jales é o recolhimento óleo fritura em 36 comunidades. Na última semana de março, a cidade de Populina participou com 295 familias de uma reunião para o projeto. A Igreja Católica - Campanha Fraternidade também está no Projeto.

Na cidade de Jales, o óleo vendido é destinado (recursos) para a SACRA

Agua On Line