Solo provocou queda de guindaste na arena Corinthians, diz laudo

04/06/2014 21:29

 

                                                                  
 

Laudo do Instituto de Criminalística aponta que o tombamento do guindaste na Arena Corinthians foi provocado pelo afundamento do solo. Peritos concluíram que o guindaste não tinha problemas mecânicos, e que o operador não errou. O laudo vai servir para que o delegado responsável pela investigação decida se houve ou não responsáveis pelo acidente no estádio.

Dois funcionários terceirizados – o motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, de 43 – morreram no acidente ocorrido em 27 de novembro de 2013.

Os peritos passaram quase seis meses analisando cada detalhe do acidente que matou dois operários no estádio em 2013. Em novembro do ano passado, uma parte da estrutura metálica que cobriria a arquibancada desabou e destruiu parte da Arena. Dois operários morreram. No momento do acidente, um guindaste estava erguendo uma peça de 420 toneladas.

Para os peritos, a base de pedras e chapas de aço – construído acima do solo pra suportar o peso do guindaste – cedeu em alguns pontos. Com isso, o guindaste se inclinou e acabou tombando. Em abril deste ano, a Odebrecht, empresa responsável pela obra, apresentou um estudo de 500 páginas afirmando que a queda do guindaste não foi provocada por instabilidade no solo. O laudo que a construtora do estádio encomendou a uma empresa especializada, dizia que o aterro compactado de quatro metros de profundidade não se deformou, nem amoleceu com as chuvas e poderia suportar o peso do guindaste. Leia mais em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/guindaste-da-arena-corinthians-nao-tinha-problemas-mecanicos-diz-laudo.html